domingo, 7 de outubro de 2007

MARISQUEIRA DA JU


Não sou das pessoas que só sabe dizer mal. Também sei reconhecer quando as coisas estão bem e penso que estas também devem ser divulgadas para que quem faz bem feito seja reconhecido e para que os outros sejam estimulados a seguir o exemplo.
Como já sabem moro na zona da Lourinhã e por aqui vou dando os meus passeios para ficar a conhecer a 100% esta zona.
Um local por onde passo muitas vezes é São Bernardino, até porque adoro ver o mar.
São Bernardino é um local tranquilo com uma praia agradável de onde se pode ver não muito longe Peniche e as Berlengas.
Num dos dias em que fui a São Bernardino era hora de almoço e já sentia necessidade de comer qualquer coisa. Por norma não entro muito facilmente em restaurantes que não conheça.
Nesse dia ao passar na estrada a caminho da praia, vi uma pequena placa que indicava um restaurante (Marisqueira da Ju) e depois de dizer para a minha mulher se queria parar para ver como era, chegando mesmo ao ponto de dizer que "se fosse um barrete, seria só aquela vez", resolvemos então experimentar.
Numa rua que não é visível da estrada principal, encontrámos o dito restaurante.
Parece um pequeno café local, mas lá dentro podemos encontrar uma pequena mas acolhedora sala de refeições e um pequeno café, ambas as salas decoradas com temas ligados ao mar. A dividir as salas um aquário (penso que se pode chamar assim) onde poderemos encontrar sapateiras, navalheiras, ameijoas, etc...
Fomos recebidos com simpatia, mas aquela simpatia que se vê que não é comercial, que não é só para tentar agradar.
Logo de principio gerou-se um empatia entre nós e as pessoas que gerem a Marisqueira da Ju. Daí a começar a conhecer um pouco mais daquele espaço e daquelas pessoas foi apenas um instante.
Para que fiquem a conhecer um pouco da Marisqueira da Ju posso dizer o seguinte.
Todas as pessoas que lá trabalham (quatro) são da mesma família. Um casal e duas filhas. A Ju e o Leonel e as filhas Paula e Sílvia. A Ju tem a seu cargo a cozinha contando para isso com a ajuda da Sílvia, a Paula tem a seu cargo a sala e faz os doces e o Leonel trata do balcão mas quando é necessário dá uma ajuda na sala.
O Leonel apesar de não gostar muito de peixe tem uma paixão grande pela pesca o que permite que a Marisqueira da Ju tenha normalmente peixe muito fresco e marisco muito bom, para além de que o conhecimento que têm do peixe e do marisco faça com que, quando o adquirem no mercado seja sempre de grande qualidade.
Não é difícil perceber que depois do primeiro dia em que fui á Marisqueira da Ju, muitos outros dias se seguiram. Posso até dizer que não passa uma semana sem que uma ou duas vezes se vá almoçar ou jantar naquele lugar. Até porque para além da qualidade dos alimentos ser muito boa, a sua confecção é caseira e os preços são perfeitamente acessíveis, isto para não falar na quantidade que é servida.
Para que possam ficar com um pouco mais de vontade de experimentar a Marisqueira da Ju, posso deixar aqui o nome de alguns dos pratos que lá se podem comer, alguns deles criados pela própria Ju.
Bife ao Mar, Mexilhão de caril com arroz branco, Feijoada de chocos, Arroz de Tamboril, Chocos fritos, Bacalhau á Casa e todo o peixe fresco que não é de "aviário" o pargo, as douradas, os carapaus etc...etc...etc...
Não podemos esquecer os mariscos como as navalheiras, as sapateiras e as ameijoas que são sempre uma especialidade e as entradas como por exemplo os patés caseiros de marisco e de atum e as miniaturas de croquetes e de rissóis sempre fresquinhas.
Penso que não é preciso dizer mais nada sobre este espaço que para além de ser da Ju, do Leonel, da Paula e da Sílvia também será vosso, porque eles fazem questão de dizer sempre que os clientes não são só clientes, são mais do que tudo amigos.
Foi isso que aconteceu entre nós e a Ju e toda a sua família.
Quando der um passeio pela zona da Lourinhã ou um passeio a caminho de Peniche, passe por São Bernardino e vá até á Marisqueira da Ju, é fácil de encontrar e a tal placa que me fez ir lá, ainda lá está.
Quero aqui agradecer desde já, á Ju ao Leonel á Paula e á Sílvia os bons momentos lá passados e as boas refeições que tivemos oportunidade de saborear.
Bem hajam e continuem no bom caminho que escolheram.

Pedro Pampulim

4 comentários:

BF disse...

Fiquei com água na boca

Jinhos

BF

musicallis disse...

Adorei lá ir, embora ainda não pudesse comer, mas o molho dos caracois e das caracolichas era uma maravilha.
Espero voltar lá em breve, com vocês. Um beijo grande mas menos gordo...

A propósito, visita o meu cantinho

Anónimo disse...

É horrivel a comida de lá. Fui lá através da placa e paguie muito caro e o peixe sabia muito mal. O peixe de certeza que nao foi assado na brasa, e já devia de estar lá a alguns dias. a cozinheira e horrivel.

Anónimo disse...

só pode ser uma pessoa Anonima a disser tanto mal.
Eu vivo na Alemanha, mas todus os anos la passo a Marisqueira da Ju.
beijinhos