quinta-feira, 11 de outubro de 2007

RELIGIÕES


FÁTIMA E O SEU NOVO SANTUÁRIO

Não pratico nenhuma religião, mas não critico ninguém por praticar.
O que eu não posso, é deixar de ter opinião formada sobre o que é praticado pelas pessoas em nome das religiões e pelas próprias religiões.
Apesar de ter estudado numa escola católica (Escola Salesiana do Estoril) e de ter colaborado durante alguns anos da minha juventude em actividades que a paróquia de Alcântara levou a efeito (Centro Paroquial, Colónia de Férias etc...), afastei-me de todas essas actividades e da própria Igreja Católica por não estar de acordo com as práticas desta mesma Igreja.
Hoje não posso deixar de falar numa situação que de alguma maneira me incomoda.
Esta situação está relacionada com a Igreja Católica e mais concretamente com Fátima.
O que é que Fátima representa para as pessoas???
Cada um responderá por si.
Para mim é um local onde sinto necessidade de ir de vez em quando, porque dentro do recinto do Santuário existe uma tranquilidade e uma paz que me contagia.
Pena é que Fátima não seja só isso, pois quando saio do recinto, ou mesmo antes de entrar a sensação é completamente diferente.
Desde o movimento em torno dos restaurantes da zona, que me faz lembrar mais o que se passava na Feira Popular em Lisboa, onde funcionários dos vários restaurantes faziam o que podiam para levar clientes a esses espaços, quase nos empurrando lá para dentro, até ao negócio das barraquinhas onde se vendem todas as lembranças possíveis e imaginárias que não têm nada a ver com Fátima, tudo acontece num espaço que deveria ser bem mais respeitado.
O que me faz mais impressão é que pessoas que acreditam em Fátima como Terra de Milagres, pessoas que têm Fé, que vão ao ponto de pagar promessas algumas delas com sacrifícios físicos bem grandes, aceitem partilhar o mesmo espaço com tudo aquilo que se vê por lá. E o que me faz mais impressão ainda é que a Igreja Católica permita tudo isto e não faça nada para colocar um ponto final nesta situação.
Agora quero colocar então a questão me me está a incomodar. Da última vez que fui a Fátima apercebi-me que estava a ser construído um novo Santuário, grandioso e que certamente iria custar uns milhões largos de euros. Procurei ler algumas notícias sobre o referido Santuário e acompanhar de alguma forma o seu crescimento.
Vi agora em jornais diários alguma informação e tomei conhecimento de valores.
Fala-se em que o custo final deste novo Santuário seja de 90 milhões de Euros
Fala-se que irá ser construído um túnel rodoviário que custará mais uns milhões de Euros para poder ser construída mais uma praça pedonal junto ao novo Santuário.
Fiquei com a impressão que não tinha lido bem os valores que lá vinham, mas afinal não, estava tudo certo, era mesmo assim.
Fiquei incomodado com estas notícias.

Tantos milhões de euros para se construir um novo Santuário em Fátima, quando já existe um que tem servido e bem os propósitos para que foi construído.

Para quê pergunto eu ?
Será que Deus e Nossa Senhora de Fátima vêm com bons olhos aquilo que quem os representa está a fazer?
Será que quem vai a Fátima não ficará com estas mesmas dúvidas que eu tenho?
Será que todos estes milhões de euros não seriam muito mais bem empregues na construção de casas para quem não as tem, hospitais com condições, infantários para quem não pode pagar os que já existem, apoios para a terceira idade, etc...etc...etc...
Que me desculpem os que acreditam nesta Igreja, não é nada contra vocês, mas sim contra quem em nome de um Deus bom e misericordioso cria obras desta dimensão, esquecendo que vivemos num Mundo em que milhões de pessoas morrem de fome e de sede, sem casa e sem o mínimo de condições de vida.
Termino com uma frase que eu ouvi muitas vezes na minha infância e na minha juventude

Perdoai-lhes Senhor porque não sabem o que fazem.

Pedro Pampulim

2 comentários:

BF disse...

Concordo contigo no que diz respeito ao comércio que é fomentado na fé de cada um...


beijos
BF

musicallis disse...

Concordo plenamente e quanto ao comércio abusivo relembro a atitude de Jesus quando destruiu as bancas dos vendedores no templo.
Para orar, qualquer continho chega. Se já existe um santuário,imponente, belo, que esse nos baste.
O dinheiro , esse, que seja aproveitado para fins que jesus sempre defendeu: acabar com a pobreza.
Por essas e por outras é que também eu, rezo só, no aconchego do meu lar e mesmo assim, vai lá vai...
Beijocas