sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O PODER LOCAL


O PODER LOCAL


Sei perfeitamente que nem todas as autarquias funcionam mal.
Sei que também não é possível estar tudo bem, mesmo que os autarcas tenham essa vontade.
O que também SEI é que as coisas podiam estar muito melhor se houvesse vontade política por parte de quem está á frente das autarquias.
Falo concretamente da Câmara Municipal da Lourinhã
Moro, vai para dois anos, em Fontelas, Freguesia do Reguengo Grande, Concelho da Lourinhã.
Para que se perceba onde fica Fontelas devo dizer que fica a sensivelmente 9 Km da Lourinhã e que por sua vez a Lourinhã fica a mais ou menos 60 Km de Lisboa, capital deste pequenino mas muito bonito Portugal que eu adoro. Também sinto necessidade de dizer que Fontelas fica a mais ou menos 12 Km do litoral. Estou a falar das praias e como exemplos posso dar: Areia Branca, São Bernardino etc...
Perguntam vocês porque estou com esta conversa toda.
Pois bem, é só para perceberem que 12 km são o suficiente para que por exemplo as pessoas que vivem em Fontelas tenham problemas bem graves que as pessoas que moram ou passam férias naquelas zonas que referi nem sequer os sintam.
Estou a falar da ÁGUA.
Um bem essencial que por estas bandas chega mal. E quando digo chega mal, estou a referir-me a qualidade, pressão etc... etc... etc...
Quando vim morar para esta zona pensei que viria morar para uma zona com qualidade de vida.
Pois é, mas enganei-me.
Apesar da casa ser nova, tive que mudar o esquentador porque a água não tem pressão suficiente para o fazer arrancar.
De dois em dois meses tenho que limpar os filtros das torneiras de segurança, porque estão cheios de pedras e a água não passa.
Isto para não falar de que, para beber água tenho que comprar engarrafada porque a qualidade desta é muito má.
E tudo isto porquê?
Porque os senhores autarcas sabem passar licenças de construção, para que mais casa sejam construídas, para que mais pessoas venham morar para as suas freguesias ou concelhos, mas esquecem-se do mais importante, que é criar infraestruturas para que as pessoas tenham condições para viverem com o mínimo de qualidade de vida.

Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã

Não pense que estou a escrever estas linhas sem que primeiro me tenha deslocado aos serviços respectivos.
Mais do que uma vez me desloquei á Lourinhã.
Mais do que uma vez reclamei, a última das quais por escrito em impresso próprio perante um funcionário desses serviços.
O que é que é preciso fazer para que vejam em que condições estão os ramais que servem Fontelas e provavelmente outras zonas?
Será que só se lembram das pessoas destes locais quando há eleições?
Será que em Portugal passou a haver novamente Portugueses de 1ª e Portugueses de 2ª com havia antes do 25 de Abril de 1974?

Espero que alguém da Câmara Municipal da Lourinhã leia estas linhas e as faça chegar ao Senhor Presidente e que o Senhor Presidente faça alguma coisa para que situações destas sejam resolvidas e deixem de existir.

Pedro Pampulim

Sem comentários: